Make your own free website on Tripod.com



 

História

Catedral
 
 
A necessidade de reforçar as defesas da Vila de Piratininga, que na época estava ameaçada pelos tamoios, levou à criação de dois novos aldeamentos: São Miguel e Guarulhos, respectivamente às margens esquerda e direita do rio Anhembi (atual Tietê). Nossa Senhora da Conceição dos Guarus era o nome do novo núcleo indígena, fundado em 8 de Dezembro de 1560 pelo jesuíta Manuel de Paiva, passando posteriormente, ainda com o mesmo nome, a distrito (1675) e freguesia (1685).
Seu crescimento econômico deu-se inicialmente em função da mineração de ouro, e territorialmente em função da proximidade de São Paulo. Em 1880 conseguiu foros de município, com o nome de Conceição de Guarulhos (Lei 34, de 24 de Março). E em 1906, através da Lei 1021 (06 de Novembro), o nome Guarulhos foi oficializado.

A agricultura foi o forte da economia do município até a I Guerra Mundial, quando o vertiginoso crescimento demográfico do estado e a expansão do parque industrial de sua capital fizeram de Guarulhos o importante centro que é hoje.